Translate

20 de setembro de 2012

Viver no presente


Há tantas coisas que eu gostaria de dizer.

Há tantas coisas que eu gostaria de saber.

De onde vem essa busca pelo ideal?

De onde vem essa tal necessidade de uma vida plena que a maioria da humanidade não apenas anseia, mas persegue ao ponto de comprometer todo o fôlego e energia?

Por vezes acho que nos dedicamos tanto nessa busca pela plenitude, pelo ideal que acabamos nos perdendo e perdendo também a possibilidade de viver tudo quanto já conquistamos...

Olhando muito adiante, a gente corre o risco real de não mais perceber ou enxergar o agora, o tudo que temos hoje, o chamado presente no/do tempo.


Corremos hoje como loucos, na tentativa de vivenciarmos um próximo dia que ainda não existe.



Paralelamente o dia que se chama hoje tem suas possibilidades sabotadas, sufocadas e negligenciadas.

Quando na verdade já planejamos tanto, já lutamos tanto para chegar até aqui, até o nosso hoje, o nosso presente.

Presente é o que temos na mão. Temos a possibilidade do sorriso, do abraço, do encontro amigo, da mesa e do sofá compartilhado em família.

A verdade é que corremos tanto, de um lado para o outro, de uma atividade para a outra e daí que esquecemos o motivo e o objetivo de toda essa nossa agitação e dedicação: a vida.

Acho pontual, emergencial e essencial encontro...

A pausa para um café, o dividir de um prato de macarronada/salada...

O compartilhar da vida regado com um bom vinho, suco, copo com água, refrigerante ou lente quente.

Precisamos do desfrute, do atrevimento, da ousadia de sorrir durante o dia. Uso tais palavras, pelo motivo de já soar estranho o simples gesto de gozar a vida, de rir enquanto se trabalha, de abraçar enquanto é preciso correr.

Logo, lembro Paciência, composição do Lenine, quando diz: “Enquanto o tempo/ Acelera e pede pressa/ Eu me recuso faço hora/ Vou na valsa/ A vida é tão rara...”

O mundo dita suas ordens, com elas ele tenta nos engolir, tenta nos privar do sentir, tenta nos negar o prazer da experiência.  É aqui onde nos é negado o direito do ser.



A Bíblia também nos diz que há um tempo para tudo debaixo do céu: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.”  (Eclesiastes 3:1-8).

Acredito na possibilidade e na necessidade da vivencia, da experiência, da contemplação e permissão de ser humano.

 Na agonia da rotina de cada dia, acabamos esquecendo quem somos, assim passamos a funcionar como máquinas a todo vapor, em plena produção...



Um dia, perguntaram para Dalai Lama o que mais o surpreendia na humanidade, então o sábio respondeu: Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.



Viver...

Eis o convite que me faço hoje.
Eis o convite que não apenas estendo...
Mas o trouxe até você.

É tempo de viver, de sorrir, de sentir, de se deixar ser.
É tempo de encontrar, de amar, de abraçar, de acolher e perdoar.
É tempo de acreditar, tempo de recomeçar é tempo de ser.

E aí? Então? Tá esperando o quê?
O “q” da questão hoje aqui é viver.
Conjugue o verbo comigo...



Eu vivo
Tu vives
Ele/ela vive
Nós vivemos
Vós viveis
Eles/elas vivem







Viver no presente.
Risos liberados...
Um abraço em seu coração e muito obrigado por compartilhar seu tempo comigo.

14 comentários:

  1. Meu amigo, que texto lindo!
    Muito inspirado... :)
    Que possamos viver o PRESENTE que Deus nos deu.
    Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow Renatinha, você bem sabe do carinho que tenho por você e pelas lembranças compartilhadas,desde os anos 90. Receber de você esse carinho e esse retorno é muito, mas muito especial mesmo. Obrigado pelo carinho e atenção. Beijo gigante no seu coração :)

      Excluir
  2. Lindo, profundo como sempre tu és... Porque viver faz bem viver regenera, viver alumia, viver... Obrigada por me abraçar com este lindo texto meu Amigo Lindo e Amado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amandinha, Amandita... obrigado pelo carinho e atenção, fico muito feliz com esse retorno, feliz por você dar essa contribuição tão importante. Beijo grande no teu coração e abraço amigo.

      Excluir
  3. Grande Wali Silva, obrigado irmão por sua visita e por seu comentário. Obrigado de coração e volte sempre que puder. Abração...

    ResponderExcluir
  4. E exatamente aí que devemos concentrar todas as nossas ansiedades, no presente. Lindo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia você é um doce de pessoa... Muito bom ter você aqui :)

      Excluir
  5. Texto que nos faz parar e refletir, o tempo que perdemos com pequenas coisas tão importantes e grandiosas... Lindo texto Fernando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo retorno Branco, pensar o tempo é uma constante em minha vida... Um abraço irmão :)

      Excluir
  6. Fernando, parabéns pelo maravilhoso texto!
    O céu é aqui e agora. A questão não é ir para o céu, e sim aprender a arte de estar no céu onde quer que você esteja. Este momento tem de ser explorado totalmente. ~ Osho.
    Que possamos estar sempre no céu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela atenção Adalberto, receber um retorno é sempre muito especial e gratificante. Que sempre possamos sentir o céu :) Um abraço afetuoso...

      Excluir
    2. Fernando, fiquei muito feliz com sua resposta!
      Pois lhe admiro profundamente!
      Um forte abraço, cheio de paz e amor procê!
      :)

      Excluir
    3. Obrigado pelo carinho querido. Saiba que também fico muito feliz com um retorno dos textos que a gente compartilha aqui... Toda luz e paz pra você também. Um abração :)

      Excluir